Fotografia premiada em concurso da FineArt Association tem uma linda história por trás
Compartilhe
Na nossa família a páscoa sempre foi muito especial e naquele ano não poderia ser diferente. Ela já estava ficando velhinha, já não caminhava mais sozinha, dependia do uso de oxigênio e as internações hospitalares se tornavam cada vez mais frequentes. A páscoa chegou e lá estava ela, de novo, em uma cama de hospital. Ficamos chateados, talvez essa fosse a última páscoa da vida dela. Mas logo a tristeza deu lugar a alegria: decidimos que a nossa páscoa aconteceria, fosse quando fosse.
Susie Sueli Wiederspahn. Esse era o nome dela. Ou só vó Susie, como ela gostava de ser chamada por todas as pessoas com menos de 30 anos. O Wiederspahn não nega a sua origem. A família veio da Alemanha no início do século passado, e junto com o nome vieram as tradições.
A páscoa alemã é cheia de costumes e um dos mais fortes é a pintura dos ovos. Sempre no dia que antecede a páscoa, cozinhamos os ovos que serão comidos no café da manhã de páscoa. Esses ovos são pintados coloridos, lustrados e só então vão para a mesa posta do café. A vó Susie garantiu que conhecêssemos a tradição desde pequenos.
A páscoa já havia passado há duas semanas, mas não importa pois aquela era a nossa páscoa. E lá estávamos nós, os netos já não mais criança, junto com a vó Susie, em volta da mesa da cozinha, forrada com jornal, fazendo por mais um ano a tradicional pintura de ovos. Geralmente quando estou em família eu acabo me esquecendo de fotografar, mas naquele dia foi diferente. Corri, peguei minha câmera e cliquei.
Hoje a vó Susie não está mais aqui, aquela foi mesmo sua última páscoa, mas toda véspera de páscoa sentamos em volta daquela mesma mesa para pintar os ovos e lembramos dela com muito carinho.
Quer conhecer outras fotografias com histórias incríveis premiadas nesse mesmo concurso? Então clica aqui para acessar a galeria no site da FineArt Association.