Ensaio de formatura: entenda porque você deve fazer um ensaio particular
Compartilhe
"Eu tive a minha prova de togas agora e foi o maior arrependimento da minha vida não ter contratado um fotógrafo particular, porque eu tava toda linda, maravilhosa, gastei um milhão de reais em maquiagem e roupa (kkkk) e tinham me dito que as fotos eram ilimitadas. Quando cheguei para fazer as fotos me deixaram escolher três poses de toga e três poses de jaleco, eles ainda esqueceram de fazer umas fotos individuais minhas, fiquei sem essas fotos que eu poderia ter e foi muito decepcionante".
Recebi essa mensagem de uma formanda há alguns meses, arrependida por não ter contratado um ensaio de formatura particular. Como o investimento dela já havia sido alto, ela optou por me contratar apenas para a cobertura fotográfica da colação de grau, quando então fizemos um mini ensaio de toga dela.
A experiência dela com o ensaio de prova de togas da produtora não foi muito diferente da minha, embora tenham sido produtoras diferentes, universidades diferentes e em um intervalo de 6 anos entre a minha formatura e a dela. Quando eu me formei, o ensaio de formatura particular ainda não havia sido "inventado". Agendei maquiagem e cabelo no salão, me produzi toda, e quando cheguei no ensaio me deparei com uma fila de formandos. Era uma linha de produção. Alguém dentro da sala gritava "próximo", o próximo formando da fila entrava, se posicionava no local indicado e o fotógrafo repetia a mesma sequência de poses engessadas que já haviam sido feitas com todos os formandos anteriores. Em uns 3 minutos (no máximo!) essa parte do ensaio estava concluída e éramos direcionados a parte externa do ensaio, onde o procedimento se repetia. Não estou dizendo que toda produtora seja assim e nem que esse padrão não tenha mudado um pouco ao longo dos anos, mas de qualquer maneira, ao meu ver, há algumas vantagens em fazer um ensaio de formatura particular que nenhuma produtora terá condições de suprir. E é sobre essas vantagens que quero falar aqui.
1: Escolher o local do ensaio
Contratando ensaio de formatura só teu, tu podes determinar o local onde quer fazer as fotos. Sempre que um formando me procura para fazer um ensaio, procuro conversar bastante com ele, conhecer mais sobre a história dele, entender a personalidade dele para então sugerir locais que tenham a cara dele. Talvez tu sejas uma pessoa mais urbana e queira explorar fachadas, grafites e arquitetura da cidade. Ou talvez tenha um parque onde tu gostes muito de ir, que tem um significado importante pra ti. Ou ainda pode ser que tu queira fazer o ensaio em uma propriedade familiar, na casa dos avós ou na chácara da família. Já vi formanda de arquitetura fazer o ensaio no local onde ela usou para projeto de TCC. Isso é muito legal, não acha? E se tu quer algumas inspirações de locais em Porto Alegre, tenho esse post sobre lugares gratuitos e seguros e esse post sobre ensaio no pôr-do-sol pra tu te inspirar.
2: Escolher quem vai participar do ensaio
Pais, irmãos, avós, tios, namorad@, marido, esposa, filhos, amigos. Todos temos pessoas importantes em nossas vidas, que tiveram sua parcela de contribuição para a conquista da graduação e acho mais do que justo que possa participar do ensaio todas as pessoas que tu quiser que participem. Por isso, não limito o número de participantes no ensaio de formatura. Ah! E aqui tenho um post com dicas de como combinar as roupas de quem vai participar do ensaio para que ele fique bem harmonioso.
3: Participação de Pets
Às vezes nossos pets são parte da família, não é mesmo? Eu pessoalmente tenho uma filha canina, a Kira, que é parte da minha vida, e certamente faria questão de tê-la no meu ensaio de togas. Se tu também tem um animalzinho que faz questão que participe desse momento, saiba que ele será muito bem vindo no teu ensaio de formatura! =)
4: Fotos profissionais
Digo fotos profissionais não no sentido de "captadas por um fotógrafo profissional" mas sim no sentido de "fotos tuas enquanto profissional da área em que estás te formando". É super importante ter fotos profissionais, seja para perfil do linkedin, para currículo, para colocar em um site próprio ou divulgação de conteúdo em redes sociais. Nos meus ensaios de formatura ofereço alguns pacotes que já contemplam essas fotos.
5: Escolher o profissional que vai te fotografar
Ao meu ver esse é um dos pontos mais importantes! Fotografia é para a vida toda. São as lembranças que ficarão desse momento, então acho muito importante que tu possa escolher um profissional com quem tu te identificas, seja pelo jeito do fotógrafo ou pelo estilo fotográfico.
Bom, se tu és formand@, concordou com os pontos que eu levantei acima, gostou do meu trabalho e quer fazer um ensaio de formatura só teu, me chama no whats que vai ser um prazer enorme conversar contigo! E se tu quer ver um pouquinho mais do meu trabalho relacionado a fotografia de formatura, aqui tem diversas galerias desses e de outros trabalhos.